Inspiração

Conheça como nasceu a inspiração e o conceito do IL Rifugio

A Inspiração do IL Rifugio - por Ana Ester Rossetto

O IL Rifugio é a concretização de um sonho. Um lugar para resgatar nossa relação com a terra e compartilhar essa experiência com outras pessoas que buscam uma reconexão consigo mesmo, com as aqueles que amam e com a natureza. Convidamos você para uma vivência única da montanha que se tornou nosso lar, o Morro da Igreja, a montanha habitada mais alta do sul do país. Chegamos aqui pela primeira vez em 2002 e desde então não pudemos deixar de sonhar em um dia viver neste lugar fascinante. Em 2014 começamos uma nova jornada, decidimos nos mudar da cidade para a montanha para seguir um caminho novo, guiados pela descoberta da nossa real afinidade: a terra, a natureza e a arte de acolher pessoas.

A união de tudo isso resultou neste “refúgio de montanha”, um lugar onde as pessoas podem descansar e contemplar, reconectando-se com a natureza e consigo mesmas. A inspiração para o projeto veio de uma viagem exploratória aos refúgios de montanha nas Dolomitas, região do norte da Itália de onde minha família veio originalmente. Lá, os refúgios de montanha foram criados há séculos para acolher os montanhistas que precisavam se abrigar das nevascas. Batizamos nosso lugar de “IL Rifugio”, em italiano, em homenagem a este resgate das minhas origens.

Para nossa alegria, as atividades da pousada promovem a restauração da biodiversidade da fauna e da flora. Mal havíamos terminado a construção das cabanas e um pássaro já fez seu ninho protegido no Xaxim que preservamos a poucos centímetros da varanda recém construída, e o jardim dos telhados verdejaram tornando-se habitat de inúmeras espécies. Com o início das atividades do IL Rifugio, o que era antes um pasto para gado deu lugar às espécies nativas de plantas que brotaram e se desenvolveram enormemente logo nos primeiros meses, dando espaço para jovens árvores, arbustos e flores silvestres. Em pouco tempo pequenos animais silvestres, diversas aves e lindos insetos voltaram a habitar o topo do morro.

Somos engajados na nova geração de empreendedores locais da Associação do Trade Turistico, a Pouserra, na qual somos co-autores da carta de compromisso do “Turismo para o Desenvolvimento Sustentável Local”. Com o IL Rifugio participamos da fundação da ACMI, associação comunitária que congrega os moradores do Morro da Igreja para a promoção desta localidade e de Urubici como um ecossistema único e delicado, que deve ser mantido com cuidado e atenção. Além disso trabalharmos voluntariamente em inúmeras iniciativas de desenvolvimento social através da Associação Renascer de Agro-ecologia e do movimento “Slowfood” para produção de alimentos locais, limpos e justos.


Princípios da Arquitetura Ecológica do IL Rifugio - por Arq. Alexandre Gobbo Fernandes

O lL Rifugio foi criado para dar proteção e acolhimento para as pessoas, enquanto vivenciam a beleza e o poder da Natureza por uma perspectiva privilegiada. A realização do IL Rifugio foi uma oportunidade excepcional para colocarmos em prática todas as nossas aspirações de um lugar capaz de acolher as pessoas e a natureza de forma harmoniosa. Pudemos ousar em um projeto baseado no princípio da abundância, que visou ampliar ao máximo o conforto, a beleza, a biodiversidade e o bem estar através do relacionamento benéfico entre o ser humano e a natureza. Neste lugar, nos desafiamos a provar que a presença do ser humano pode ser, além de harmônica, uma atividade restauradora do ecossistema natural.

Acolhimento e a experiência da natureza- A construção do Il Rifugio é harmônica, sólida e tecnológica incrustada de maneira delicada na geografia do lugar, utilizando materiais saudáveis para as pessoas e o ecossistema, com propriedades para aumentar o conforto térmico e acústico das pessoas e a proteção total de temperaturas extremas, tempestades e ventos. Projetadas com cuidado, as cabanas foram orientadas para a vista mais deslumbrante e o sol mais saudável, com abundante circulação de ar puro da montanha, para vivenciar toda a força da natureza, com o máximo conforto.

Manutenção da biodiversidade - O Projeto do IL Rifugio se preocupou em reconstruir a camada do solo verde ocupada pelas edificações e ampliar a quantidade e a diversidade de espécies que habitam o lugar. Os telhados verdes construídos com flora nativa atraem insetos polinizadores e é um berço para os ninhos de pássaros. Enquanto isso, nosso paisagismo aplica conhecimentos de sintropia e agroecologia, para o manejo de espécies nativas de folhagens, arbustos e árvores locais e valorizar a beleza das espécies silvestres como a Tanchagem, a Vassoura, a Bracatinga e dezenas de flores silvestres. Em breve, um projeto de agrofloresta irá nos ajudar a produzir frutas e verduras em harmonia  com a floresta nativa para o nosso consumo.

Circulação hídrica - No IL Rifugio a nossa água pura é captada, utilizada, filtrada e devolvida limpa para a natureza, fechando o ciclo hídrico do nosso local. garantimos a preservação de todos os corpos d’agua naturais do terreno e promovemos a re-circulação da água desde a base para o topo, para uso das pessoas e para irrigação da vegetação. Os telhados verdes também têm função de proteger o solo do efeito de fortes chuvas. Além disso, uma piscina natural irá manter as águas da chuva por mais tempo no topo do morro e atrair biodiversidade aquática na parte alta do terreno.

Circulação de nutrientes - Todos os efluentes e resíduos orgânicos do IL Rifugio retornam como nutrientes pra natureza. Todos os resíduos orgânicos são utilizados para produção de nutrientes para enriquecer o solo. Através do biodigestor e tanque de raízes nosso esgoto é tratado sem nenhuma química tóxica, sendo devolvidos para ferti-irrigação da mata local. Através do minhocário, geramos fertilizantes orgânicos com os resíduos de alimentos, que servem de adubo de alta qualidade para nossa horta orgânica.

Uso do fluxo energético natural - as principais fontes de energia utilizadas no IL Rifugio são de fontes limpas, renováveis e inteligentes. Todos os espaços são iluminados por luz natural abundante através das janelas amplas, os ambientes são aquecidos pelas calefatoras de convecção de alta performance movidas à pellet de biomassa, a água quente para o banho utiliza o calor do sol por meio do sistema de tubos à vácuo de alta eficiência. No futuro próximo, será possível gerar energia solar renovável por meio de placas fotovoltaicas para suprir todas a demanda de energia do empreendimento.

@ilrifugiocabanas

No instagram