Pontos turísticos

Conheça todos os pontos turísticos na Il Rifugio Cabanas

Gastronomia em Urubici

Gastronomia em Urubici

entre 20km a 30km da pousada

Chateau du Valle - fondue famoso na cidade e massas artesanais deliciosas, excelente adega de vinhos da serra - somente jantar.

Semola - o chef italiano Roberto Viscardi apresenta verdadeiras massas e pizzas italianas, excelente opção de vinhos harmonizados, somente jantar.

Paradouro Santo Antonio - buffet de saladas e entradas, carnes britânicas feitas no estilo parrilla uruguaya e excelente truta- somente almoço até as 15h.

A Taberna Bistrô - pratos regionais com leitura contemporânea, fins de semana almoço e jantar. Excelente adega de vinhos locais e importados.

Manali Bistrô - hamburgers artesanais e massas caseiras - apenas jantar a partir das 18h

Bodegão da Serra - lindo ambiente, ótimo atendimento e excelente opção para comer um prato bem executado a qualquer hora, cozinha ininterrupta das 12:30h as 22:30h.

Bistrô Quinta das Bromélias - excelente bistrô, com pratos exclusivos e ambiente charmoso para casais, somente jantar e mediante reservas.

Emporio Dijon - bistrô elegante e contemporâneo com pratos renomados, anexo à Vinicola Thera. 

Emporium Serra do Sol - massas e entrecot, apenas jantar. Cervejas artesanais.

Barba Negra Premium - um bar estilo pub com diversos petiscos e cervejas artesanais, aberto somente a noite.

OBS: verificar os dias de funcionamento de cada restaurante, podem variar de acordo com a época do ano.

Morro da Igreja e Pedra Furada

Morro da Igreja e Pedra Furada

à 10km da pousada

As montanhas mais altas da Serra Catarinense, sendo seu cume o Morro da Igreja (1.822 metros), o ponto mais alto habitado do sul do Brasil, registram a temperatura mais baixa do país: −17,8°C!

 Nesse cânion, chama a atenção a Pedra Furada, uma verdadeira escultura natural em forma de janela, ligando formações rochosas a exuberantes e preservadas matas nativas.

(lembre de pegar sua autorização para visitação junto a recepção da pousada). 

 

Cascata Véu de Noiva

Cascata Véu de Noiva

à 1km da pousada

 

Cascata Véu de Noiva - Com 62 metros de queda, a água desliza suavemente por grandes rochedos. Quando há maior vazão, a espuma branca faz o visual assemelhar-se ao de um grande véu de noiva - daí o nome pelo qual é conhecida.

Da nossa sala de café da manhã vemos a Cascata Véu de Noivas desenhada na mata nativa de araucárias e xaxins.

Da pousada é possivel fazer uma caminhada até a Cascata Véu de Noivas e outras duas cachoeiras lindas, leve aproximadamente 2h ida e volta e com grau médio de dificuldade.

 

Serra do Corvo Branco

Serra do Corvo Branco

à 21km da pousada

 

Serra do Corvo Branco - A lendária estrada que foi a ligação pioneira entre o litoral e a serra, temporariamente interditada, porém permite visitação. A "garganta" de entrada proporciona uma visão impressionante. 

 

 

Cascata do Avencal

Cascata do Avencal

à 30km da pousada

Cascata do Avencal possui queda de água de 100 metros, é bastante utilizada para a prática do rapel e tirolesa. É possível também acessar a parte baixa na cascata, uma caminhada de aproximadamente 40 minutos.

Cavalgadas Rio do Bispo

Cavalgadas Rio do Bispo

à 21km da pousada

Cavalgadas do Rio do Bispo - espetaculares roteiros para cavalgar por entre matas nativas, cruzando rios, visitando cachoeiras e até mesmo bordas de cânions. Roteiros variam de 2 a 6 horas.

Agendamentos (48) 3052.9033 / (49) 99163.2437 A/C Sr. Clodoaldo

Morro do Campestre

Morro do Campestre

à 26km da pousada

Morro do Campestre (ou Morro da Cruz) - formação rochosa belíssima esculpida pelo vento, excelente opção para avistar um pôr do sol espetacular. Agora a via foi pavimentada e é possivel chegar quase até o topo de carro, sendo apenas os ultimos metros de caminhada.

EnoTurismo Urubici - Vinícola Thera

EnoTurismo Urubici - Vinícola Thera

à 40km da pousada

Vinícola Thera

A vinícola mais próxima a Urubici, localizada em Bom Retiro, foi inaugurada em 2017. A vinícola Thera possui um charmoso Wine Bar e um bistrô exclusivo, o “Empório Dijon", projeto arquitetônico que leva a assinatura do escritório Blasi & Bahia. É possível conciliar a degustação dos vinhos com almoços e jantares, somente com reservas antecipadas.

SC-110, Km 355 - Caneleira, Bom Retiro - SC, 88680-000

Fone: (48) 99981-0180 - http://www.vinicolathera.com.br

Serra do Rio do Rastro

Serra do Rio do Rastro

à 105 km da pousada

Bom Jardim da Serra, Serra do Rio do Rastro e Parque Eólico 

Uma opção de passeio para quem ficará mais dias na região é ir passar o dia em Bom Jardim da Serra e visitar a famosa Serra do Rio do Rastro e os canions da região, sendo o de mais fácil acesso o cânion da Ronda, localizado junto ao Parque Eólico. Os demais cânions, do Funil e das Laranjeiras, é recomendado contratar um guia local para acompanhar. Há duas excelentes churrascarias na cidade, dos Tropeiros e da Cascata.

Inscrições Rupestres e Mirante da Cidade

Inscrições Rupestres e Mirante da Cidade

à 24km da pousada

Inscrições Rupestres e Mirante da Cidade - na estrada que leva a São Joaquim, as inscrições rupestres revelam um local de rituais dos indígenas que habitavam a região, especial ênfase para a “mascara do guardião”, um dos símbolos de Urubici. Recentemente foi inaugurado um café neste atrativo com passarelas para ver as inscrições e uma linda vista ao fundo. No Mirante, bem pertinho, uma bela vista da cidade!

Canion do Espraiado

Canion do Espraiado

à 23km da pousada

Canion do Espraiado - espetacular cânion, local mais inóspito de Urubici, com paisagens surpreendentes para os amantes de aventura e montanhismo, porém de extremo difícil acesso necessitando de agendamento para subir com guias e transporte em veiculo 4x4. Não é recomendada visitação sem guia.

Gruta Nossa Senhora de Lourdes

Gruta Nossa Senhora de Lourdes

à 9km da pousada

Gruta Nossa Senhora de Lourdes - É uma gruta natural, cercada por paredões, na qual desde 1944 existe a imagem de Nossa Senhora de Lourdes. Uma queda d'água com mais de dez metros de altura completa o encanto de cenário.

Cachoeira da Neve

Cachoeira da Neve

à 25km da pousada

Cachoeira da Neve - no caminho se observam 3 das únicas araucárias de mais de 400 anos que restaram na região, a trilha é belíssima, aproximadamente 40 minutos caminhando. Esta cachoeira oferece um fenômeno único no inverno, as gotículas de agua congelam com o frio formando neve na base da cachoeira.

Rio Sete Quedas

Rio Sete Quedas

à 25km da pousada

Rio Sete Quedas - ótima opção de caminhada para dias de primavera e verão, pois se cruza o rio caminhando inúmeras vezes ao longo da trilha que dá acesso as 7 quedas d’água com belos poções onde é possível se refrescar após a caminhada.

Caverna Rio dos Bugres

Caverna Rio dos Bugres

à 22km da pousada

Caverna Rio dos Bugres - incríveis “paleo-tocas” feitas por preguiças gigantes que habitavam a região na última era do gelo, depois foram utilizadas como abrigo pelo indígenas locais.

EnoTurismo - São Joaquim

EnoTurismo - São Joaquim

à 90 km da pousada

Villa Francioni

Uma das mais famosas vinícolas catarinenses oferece visitas guiadas diariamente ao custo de R$ 30 por pessoa, valor que pode ser convertido em desconto na aquisição de produtos. O catálogo conta com mais de 15 rótulos entre brancos, tintos, rosés e espumantes nas linhas Villa Francioni, Joaquim e Aparados.

Rodovia SC 438, Km 70 - São Joaquim Fone: (49) 3233-8200 - http://www.villafrancioni.com.br/

Monte Agudo 

São pouco mais de 6 hectares de vinhedos com uma produção limitada a cerca de 1,2 mil metros de altitude, a partir de cepas trazidas da França.

Rodovia SC 438 km 69 - São Joaquim Fones: (49) 9985 1446 / 9969 9777 /30159177 - www.facebook.com/VinhedosdoMonteAgudo/

Leoni di Venezia

Instalada em São Joaquim, numa altitude média de 1.280 metros, a Vinícola Leone di Venezia está integrada à paisagem do Morro Agudo e do Rio Antonina. Em 2008 foram plantadas as primeiras parreiras, que somam hoje cinco hectares. Buscando preservar as tradições italianas da família originária da Região de Veneza, são cultivadas variedades emblemáticas daquele país, como as tintas Sangiovese, Montepulciano, Refosco, Primitivo e as brancas Gewurstraminer e Garganega.

Tel: (49) 9967-3368 - www.leonedivenezia.com.br

Pericó

Localizada no município de São Joaquim, a 1,3 mil metros acima do nível do mar, a vinícola lançou seu primeiro vinho em 2007. O vinhedo conta com uvas de pelo menos cinco variedades, entre elas Pinnot Noir e Chardonnay. Além de vinhos tintos, brancos e rosés, a casa também produz espumantes.

Pericó Valley - São Joaquim Fone: (49) 3233-1100 - http://www.vinicolaperico.com.br/

Villagio Bassetti

As visitas ocorrem de terça a sábado , das 9h às 12h e das 13h às 17h00. O valor do ingresso (R$40 por pessoa) é revertido em desconto na compra de vinhos. Rótulos o premiado Sauvignon Blanc Donna Enny.

Rodovia SC 114, km 64, São Joaquim Fone: (49) 9182-8862 E-mail: atendimento@villagiobassetti.com.br


Quinta da Neve

A Quinta da Neve foi a primeira empresa a investir e apostar na produção de vinhos finos de altitude em São Joaquim. Seu Pinot Noir é considerado um dos melhores do Brasil, com diversos prêmios.

Rod.SJM 270/km15, Distrito Lomba Seca, São Joaquim Fones: (47) 3326-0111 e (49) 3233-1123 - http://quintadaneve.com.br/

Suzin

A tradicional marca do ramo da fruticultura, conhecida por suas maçãs, expandiu os negócios em 2001 com a implantação do vinhedo com quatro variedades de uva, a maior parte Cabernet Sauvignon.

Rua Juiz Fonseca Nunes, 379 - São Joaquim Fone: (49) 3233 1038 - http://www.vinicolasuzin.com.br/

@ilrifugiocabanas

No instagram